top of page

Pela capital


Hoje foi dia de gastar sola em Amsterdam, saímos de casa por volta das 11h, tomamos um ônibus que passa a menos de 400 metros de onde estamos hospedados, seguimos até a estação de trem Leiden Centraal e de lá fomos direto para Amsterdam.

Chegando na Amsterdam Centraal, ficamos encantados com a arquitetura da estação, ela foi aberta em 1889 e ainda mantem os traços da época, e após vislumbrarmos um pouco essa primeira visão fomos para as ruas, totalmente turística, Amsterdam comporta pessoas de todo o mundo, tanto andando quanto comprando e vendendo, sim, muitas das pessoas que trabalham no comércio aparentam não ser holandesas, tornando a capital ainda mais étnica. Nossa primeira parada foi para comermos a famosa batata frita holandesa “frites”, com maionese, ketchup, curry e cebola, e realmente é muito boa. A partir daí andamos por todas as ruas possíveis, com o vento deixando o dia ainda mais frio, decidimos dar uma parada para tomar um chocolate quente e um cappuccino (o qual parecia mais um café com leite brasileiro). Usamos um pouco da internet do local também, um ponto interessante é que em todo e qualquer lugar têm pontos de wi-fi abertos para que todos possam usar.


Depois disso passamos por pontos como Red Light District e Chinatown, para descansar um pouco as pernas paramos na Forever 21, uma das melhores partes do passeio, conseguimos comprar três calças, três camisetas de manga comprida e uma blusa por € 63 (todas para o Dann), um bom negócio, e a qualidade das roupas é muito boa.

Compras finalizadas, horas de voltar pra casa mas a fome ataca mais uma vez e já próximo à estação encontramos mais uma loja de batatas, pegamos uma grande com maionese, ketchup e um molho cheddar picante (que ajudou um tanto no frio rs).

Sem muita demora embarcamos novamente para Oegstgeest e assim finalizamos nosso terceiro dia de viagem.


Transporte público

Uma curiosidade muito interessante é que se você tem o OV-Chipkaart (um cartão pré pago para andar no transporte público holandês que funciona para ônibus, trem e metrô), você pode pagar a viagem quando você entra no ônibus ou quando vai descer, na estação de trem funciona da mesma forma, você também pode pagar quando entra ou quando sai da estação, as catracas são livres com somente os leitores para que você aproxime o cartão ou bilhete (o bilhete do trem também é eletrônico), vale lembrar que durante o trajeto, um funcionário poderá ainda verificar o seu bilhete. Uma observação interessante é que tanto as estações quanto os trens têm sinal aberto de wi-fi.

bottom of page