top of page

Comendo fora


Como todos já sabem, o custo de vida aqui na Noruega é muito alto seja pela sua condição geográfica ou por seus impostos muito altos. Mas mesmo assim é possível fazer economia de verdade quando o assunto é comida, e é claro que a forma mais econômica é colocando a mão na massa, mas com um pouco de pesquisa é possível comer fora sem gastar horrores. Mais uma vez a Ikea aparece e dessa vez com o seu restaurante. É claro que vocês já sabem que existe um restaurante lá dentro pois leram em nosso post, mas como não entramos em detalhes aqui será onde falaremos um pouco mais sobre a comida e os preços de lá.

Da primeira vez que fomos pedimos pratos iguais, pois nem sabíamos como falar todas as opções do cardápio e havia uma fila atrás de nós. E nossa opção foi Faláfel com Cuscuz marroquino (Falefel med couscos), o prato médio custou kr59 e o grande kr79, os dois valeram muito a pena, tomamos refrigerante (Mineralvann) por kr15 cada, com direito a refil, também pegamos dois doces, um era como um pão com canela e açúcar – também chamado de Cinnamon Roll (Kanelboller) por kr9 e uma torta de chocholate com creme crocante (Sjokoladekrokant) por kr29. Estava tudo uma delícia e todas as porções eram muito bem servidas.

Ontem fomos até lá só para almoçar, desta vez experimentamos comidas diferentes. O Dann escolheu o prato de almondegas com batatas ao molho de carne e geleia de alguma fruta vermelha (Kjøttboller) médio kr79 e eu também ia pedir as almondegas por que era o que “sabia” falar mas na fila li (Bacalao) e não pude deixar a oportunidade passar, (como não comer o bacalhau na “terra” dele?). O prato médio custou kr99, pedimos novamente refrigerantes e de doces o Dann não conseguiu escolher outro doce que não fosse o Sjokoladekrokant, e eu avistei de longe uma torta de maçã e não consegui resistir (Eplekake) que custou kr15.

Como da outra vez éramos mais novatos do que somos hoje, não sabíamos como funcionava a parte do sorvete, desta vez conseguimos comprar (assim como o refrigerante que você pega o copo no começo da fila, paga pela quantidade de copos e se serve depois, o sorvete você pega o potinho no caixa e paga pela quantidade de potinhos que pegar) cada “potinho” de (Softis) custa kr19 e você se serve também e ainda tem duas opções de caldas (morango e chocolate) para acompanhar. O prato que o Dann escolheu era muito bem servido e bastante saboroso, mas o que eu escolhi (que me desculpem os noruegueses) não era aquelas coisas, o molho era apimentado e saboroso mas o bacalhau em si estava extremamente seco (não sei como fizeram isso com o bacalhau se ele estava em um molho), confesso que me decepcionei com isso. E por tal motivo estou com ainda mais vontade de comer uma bacalhoada portuguesa de verdade.

bottom of page