top of page

Portugal e as rosas


Talvez seja um exagero falar que a terra lusa é o país das rosas, pois ainda ainda não andamos Portugal de norte a sul, mas é fato, por onde passamos vimos imensas roseiras de todas as cores que tomam boa parte da paisagem. Desde que chegamos estamos na cidade do Porto, já fomos de Póvoa de Varzim - litoral - a Paredes - sentido interior. Não é uma distância muito grande em relação ao território do País mas o suficiente para fazer nossos olhos brilharem a cada cerca viva, a cada amontoado de botões de flores.

Boa parte desde trajeto fizemos utilizando o Metro, para quem visita o Porto vale muito a pena, simplesmente passear de ponta a ponta na linha "B", que tem início na Estação Estádio do Drogão e término na Estação Póvoa de Varzim, embarque, sente na janela e, encha os olhos e o coração, as esverdeadas, tranquilas e belas paisagens transmitem um bem-estar inexplicável. As imagens do velho e novo se difundem desde o evoluído Metro, de grandes janelas e muito confortável, à construções monumentais de pedras que tomam parte do caminho.

Mas nada tem sido comparado a andar por Gandra e seus arredores, em todas as nossas saídas nos deparamos com estas maravilhas da natureza, quase todas as casas tem pelo menos uma roseira gigante, e o que mais nos fascina são os seus variados e marcantes perfumes, tornou-se frenquente sentir o seu cheiro doce carregado por leves brisas, sim, podemos sentir a muitos metros de distância. Nessa parte posso dizer que no Brasil nunca sentimos o verdadeiro perfume das rosas, pelo menos na região onde morávamos e, em algumas viagens, mas enfim, talvez seja o solo, talvez o clima, ou mesmo, os dois juntos, que formam o conjunto para criar algo simplesmente perfeito e inesquecível. Acredito que pelo menos todo o norte de Portugal seja assim, ainda temos muito a viajar e conhecer, mas não nos resta dúvidas de que em cada lugar que formos, vislumbraremos sua beleza e guardaremos em nossas lembranças os seus perfumes.

20150518_161542.jpg
bottom of page