top of page

Pelas terras da rainha


Olá, meu nome é Larissa, tenho 18 anos e estou em fazendo meu primeiro intercâmbio e gostaria de contar um pouco sobre as minhas experiências e descobertas por aqui. Esta é a segunda vez que viajo para fora do Brasil. A primeira foi para a Disney, o que foi uma experiência totalmente diferente dessa, já que não tive que organizar e nem planejar nada, estava com a minha irmã, Lauren e mais um grupo enorme de adolescentes. Já desta vez eu tive de correr atrás de toda a parte burocrática, planejar todos os lugares que queria ir e me organizar o máximo possível para não dar nada errado. Quando comecei a pensar em fazer um intercâmbio estava muito confusa sobre o lugar e quanto tempo ficar, foi então que minha irmã me deu a ideia de vir pra Londres, comecei a pesquisar sobre o assunto e acabei gostando muito da ideia.

Fechei tudo com 6 meses de antecedência (o que foi bom, já que tive um bom tempo para me preparar). Comecei a contagem regressiva, mal imaginava que passaria tão rápido, quando fui me dar conta, já tinha chegado hora, eu me sentia mais DESpreparada que nunca! Estava com muito medo, pois não teria absolutamente nenhum conhecido por perto. Dizer um até logo aos meus pais foi a pior coisa, mas segui em frente sem olhar para trás. Toda a parte do aeroporto foi extremamente rápida e fácil, tanto no Brasil (GRU terminal 3) quanto em Londres (Heathrow terminal 5). Gostei muito de voar pela British, todos muito educados e definitivamente pontuais em tudo! Mesmo estando na classe econômica foi um voo confortável (apesar de ter passado por bastante turbulência).

Cheguei em Londres as 11:00 e já tinha um transfer esperando por mim na saída do aeroporto. Assim seguimos nosso caminho para Brixton, o bairro da casa da família em que eu ia ficar. Como o aeroporto é na zona 6, demoramos um pouco até chegar a zona 2, mas pude apreciar bastante a beleza da cidade.

Fiquei impressionada com tudo que via ao meu redor, tanta coisa antiga e nova ao mesmo tempo, nunca tinha visto uma cidade tão bonita! Meu primeiro dia na casa foi muito agitado, já que cheguei debaixo de chuva e a família me recebeu super bem, elas são da Turquia, porém moram aqui a bastante tempo. Depois de descansar um pouco, estava meio confusa sobre tudo, mas não tive tempo nem de pensar, porque elas decidiram fazer uma surpresa para mim e me levar para ver o London Eye. Fiquei bastante emocionada ao vê-lo, é muito grande e belo, ainda não acreditava que estava realmente em Londres.

No dia seguinte já foi meu primeiro dia de aula, foi aí em que tudo realmente começou... fiquei impressionada com os meios de transporte, são muito rápidos e de ótima qualidade, porém os preços não são dos melhores (não só para nós que viemos de longe, mas também para eles que moram aqui).

Outra coisa que percebi muito, é a educação de todos eles, sempre usando as palavrinhas "mágicas", e não passando por cima de você para sair ou entrar no trem, claro que tem que ficar atento à forma que eles se comportam e tentar fazer do mesmo jeito, porque assim sua vida se tornará mais fácil e você não arrumará briga com ninguém!

Para aproveitar o tempo em que ficam no trem, todos lêm jornal, o qual são entregues gratuitamente no período da manhã, até os estoques destes acabarem, depois se quiser terá de comprar, ou se der sorte existem alguns pontos de reciclagem em algumas estações em que os leitores deixam os já usados (como na estação de King's Cross).

Para quem está acostumado a ir pra São Paulo usando transporte público, aqui não é nada demais. Em todo lugar que vai, se precisa de ajuda é só perguntar para alguém, se eles não sabem, te levam até o guarda mais próximo para ele te informar!

Em relação a escola (Malvern House) também não tenho do que reclamar, no primeiro dia fiz uma prova e acabaram me colocando no intermediário, antes de irmos para sala mostraram a escola e todos os pontos de saída de emergência (achei bem legal isso, já que tem de estar tudo em ordem para o consulado britânico aprovar a cada dois meses se não me engano), falaram também que poderíamos mudar de sala de acordo com o que achasse da primeira aula.

E foi justamente o que fiz, no segundo dia pedi para mudar para o upper-intermidiate, o que foi bem melhor pra mim! Toda a estrutura escolar e os professores são ótimos, temos vários programas de turismo pela cidade com os professores (a maioria de graça). Já com os alunos me decepcionei um pouco, pois a maioria deles não pensam muito em coisas educacionais, mas é bem legal conhecer todo dia gente nova, e de diversas partes do mundo!

Com o passar dos dias percebi que um intercâmbio não é apenas um meio de estudo do outro lado do mundo, é também uma forma de conhecer diversos pedacinhos dele através das pessoas que conhecemos, é também uma forma de adquirir responsabilidade, autocontrole e de principalmente CRESCER!

Esse foi um resumo da minha primeira semana, e vem muito mais por aí. Aguardem os próximos capítulos dessa história.

Me sigam também nas redes sociais: Facebook e Instagram

IMG-20150621-WA0004.jpg
bottom of page