top of page

Carta de condução portuguesa


Carta de Condução Portuguesa

Conforme prometido no post anterior, cá estamos para mais informações sobre a troca da carteira de habilitação brasileira pela portuguesa.

Vocês se lembram das duas opções que eu tive? A primeira, pagar cerca de 500€ e fazer todo o processo do zero, incluindo estudos e testes. A segunda, ir para o Brasil, matar a saudade da família e amigos, renovar a carteira no Poupatempo, esperar chegar, voltar e dar entrada no processo de troca aqui.


Acho que não fica dúvidas da escolha mais sensata a ser feita. Fica?

Lá fui eu para o Brasil depois de quase 3 anos longe da terrinha, sozinha, com conexão de 10h em Londres (*.*), e sem avisar ninguém. Mas essa história fica por aqui... afinal, não é sobre isso o post. No Brasil, a renovação foi super simples. Usei o app SP Serviços, nele criei meu loggin, fiz meu agendamento para o mesmo dia de chegada, fui atendida rapidamente, fiz o exame no local mesmo, e em cerca de uma semana fui buscar minha cnh. Chegando em Lisboa, passado algumas semanas, busquei mais informações no site www.imt-ip.pt . Como tinha uma consulta médica já agendada, não me preocupei e fui toda confiante pedir o atestado médico a minha médica de família (falarei mais sobre a saúde pública num post específico), na consulta ela me disse que eu deveria fazer um novo agendamento para o oftalmologista (não sei de onde achei que seria com uma clinica geral o atestado), e me adiantou os papéis para o atestado.

Como vocês podem ver, o meu não está preenchido, pelo simples fato de... tempo. O agendamento para a consulta oftalmológica mais próxima seria depois do prazo de 90 dias para a troca da carteira (se eu perdesse esse prazo, voltaria para a primeira opção). Neste caso, tive de buscar uma empresa particular que fizesse o atestado dentro do prazo necessário. Uma amiga me indicou a empresa Info PSI. E lá fomos nós.

Consegui ser atendida no mesmo dia no IMT, os dois locais são muito próximos. Voltando nos 90 dias, descobri que os 90 dias não são dias corridos, mas sim 90 dias úteis, o que é muuuito bom. Por isso, fiquem atentos a mais esse detalhe.

Após o processo feito, como quem não quer nada, perguntei ao senhor que me atendeu (muito simpático por acaso), quanto tempo costumava demorar para recebermos a carteira em casa. Resposta: "Temos pessoas esperando a cerca de 3 meses, por isso, é ter paciência. Mas pode conduzir com "este papel" (um papel que já não tenho mais, que substitui a carteira, mas não é válida fora do país)". Na sala de espera uma senhora brasileira disse que já estava a espera por cerca de 8 meses. Mas como tudo parece ser uma questão de sorte ou azar, minha carteira chegou com menos de um mês. E mais uma alegria para nossa conta.

bottom of page