top of page

Saúde pública


Cartão Europeu de Seguro de Doença

Lembram que disse que voltaria para falar mais sobre a saúde pública? Here we go...


Depois que dei a entrada no SEF em Junho, fui ao Centro de Saúde do nosso bairro para fazer a minha inscrição, mas no dia descobri que eles não fariam a inscrição comum. Ou seja, eu estaria inscrita, mas não teria um número no Sistema Nacional de Saúde (SNS), pois não tinha o título comigo ainda. Fizeram as nossas inscrições e ficou pendente o título de residência.

Assim que recebi meu cartão de residência (post aqui e aqui), no dia seguinte mesmo, fui ao centro de saúde do nosso bairro, levando todos os documentos possíveis (não vou dizer quais, pois cada centro de saúde tem uma lista específica). E terminei minha inscrição.

Qual a diferença da situação anterior e atual? Simples, na inscrição sem o número SNS, no caso de uma consulta médica paga-se cerca de 35€. Já com o número, paguei 4.50€ numa consulta previamente agendada. Na consulta me foi pedido alguns exames, os laboratoriais foram isentos, e de imagem custou 2.50€. Não sei quanto custaria se não tivesse o número SNS.


Mais uma coisa importante, sabe esse cartão acima? Não é o cartão de saúde que uso no dia a dia. É um cartão para ser usado quando estamos fora do país. Sabe aqueles seguros de viagem que precisamos fazer quando saimos do país? Com esse cartão, dentro da União Europeia não precisamos de seguro.

Quem pode fazer? Os trabalhadores abrangidos por um regime de segurança social, os não ativos, os pensionistas e respetivos familiares; Beneficiários de subsistemas de saúde públicos; Beneficiários de subsistemas de saúde privados; Utentes do serviço nacional de saúde, no caso de não haver vínculo à Segurança Social ou a um subsistema de saúde público ou privado. Neste caso, até mesmo o Dann que ainda não tem um número SNS, e ainda está a espera do agendamento do título de residência pode pedir esse cartão.

Como fazer? Nesse link vocês encontrarão todas as informações necessárias para fazer o seu cartão.

bottom of page